TUDO SOBRE A CARTEIRA CRC 

Carteira CRC

TUDO SOBRE A CARTEIRA CRC

Os estudantes de ciências contábeis após quatro anos de muita dedicação e estudo é hora de prestar a prova para o Exame de Suficiência do CRC, para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, sendo assim, terá direito a Carteira do CRC e poder exercer sua profissão.

Mais você sabe quais os tipos de Carteira CRC existem? Qual sua diferença?

Passei no Exame de Suficiência CRC, e agora? Tenho prazo para tirar a Carteira?

Convido você a continuar a leitura do artigo e saber tudo o que precisa sobre a Carteira do CRC.

 

1- Passei no Exame de Suficiência, qual o prazo para tirar a Carteira do CRC?

Uma dúvida muito frequente é referente o prazo para emitir a Carteira do CRC, após passar no Exame de Suficiência.

Anteriormente a Resolução CFC 1.486 de 15 de Maio de 2015, no Art. 12, determinava o prazo de 2 (dois) anos, contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem os registros profissionais em CRC.

Porém a boa notícia é que com a Resolução CFC nº1. 518/2016,  fica revogado o prazo de dois anos para aprovados no Exame obter o Registro Profissional, ou seja, não há prazo para emissão da carteira do CRC após sua aprovação.

Isso é maravilhoso não é mesmo?!

 Vamos entender mais sobre a Carteira do CRC e sanar todas as dúvidas sobre ela!

2- Qual a importância da Carteira do CRC

 A Carteira do CRC é muito importante para atuação do Profissional Contábil, ela tem a função de identificar o profissional legalmente habilitado a exercer sua profissão como Contador.

Contudo a Carteira de Identidade Profissional do Contador foi instituída através da Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, também é fundamentada no artigo 1º da Lei nº 6.206, de 7 de maio de 1975 e através do artigo 22 da Resolução CFC nº 1.3750/2011, onde ela substitui o documento de identidade (RG).

Com certeza o profissional que possui o Registro no Conselho de Contabilidade é muito valorizado, pois temos a certeza que cada Exame de Suficiência do CRC exige muito conhecimento, dedicação e técnica.

3- Vamos conhecer os tipos de Carteira do CRC

Atualmente existem dois modelos de carteira, no entanto a utilização de um e outro irá depender da etapa do Registro Profissional.

O primeiro modelo é o provisório, confeccionado em papel moeda, seguindo o padrão utilizado em todo território nacional. O segundo modelo é a carteira definitiva, confeccionada em cartão de plástico rígido e dotado de mecanismos de autenticação.

Vale mencionar que até abril de 2019 a Carteira CRC definitiva era confeccionada com chip, onde era utilizado para instalação do Certificado Digital para contador.

Porém a Resolução nº 1.566/2019 determinou que as novas carteiras não fossem mais confeccionadas com o chip, sua justificativa para tal mudança é pouca adesão pelos profissionais a esse mecanismo de inovação, além disso a resolução trouxe algumas mudanças que vamos comentar abaixo.

3.1- Mudanças instituídas pela Resolução nº 1.566/2019

No Art. 1° ao profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade serão disponibilizadas Carteiras de Identidade Profissional nas versões física e/ou digital nas categorias Contador (a) ou Técnico (a) em Contabilidade.

  • 1° A carteira física será confeccionada com observância ao disposto no Art. 2º, em plástico rígido, contendo itens de segurança definidos pelo CFC.
  • 2º A confecção da carteira física será realizada mediante requerimento do interessado e pagamento da taxa respectiva para a sua confecção.

De acordo com a Resolução nº 1.566/2019, a carteira digital será disponibilizada de forma gratuita, contendo o conjunto mínimo de requisitos conforme o art. 2º. Entre esses requisitos, podemos citar:

requisitos CRC

4- Quem pode ter a Carteira do CRC?

Como citado anteriormente à carteira do CRC é uma Identidade Profissional, sendo assim, apenas profissionais legalmente habilitados podem ter acesso ao documento, ou seja, apenas os aprovados no Exame de Suficiência.

Atualmente, a legislação não autoriza o registro de estudantes de forma autônoma, como estagiários.  Porém eles podem participar de atividades de Auditoria e trabalhos auxiliares desde que sejam acompanhados por profissionais já habilitados, conforme  Decreto Lei  9.295/46 e Resolução  CFC 1.167/2009.

5- Quantos CRC posso ter registrado?

O “Registro Secundário” pode ser requerido em quantas jurisdições for necessário (26 estados e 1 distrito federal).

6- Qual o procedimento para emitir a Carteira de CRC?

Para obter emissão da Carteira do CRC, cada estado tem seu procedimento, Portanto é essencial que você acesse o site do Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e verificar quais as orientações específicas.

Mas em regra geral, o procedimento se inicia com o preenchimento do formulário de solicitação da inscrição, onde deve conter os dados do solicitante e anexados os documentos comprobatórios de identidade e formação acadêmica.

Abaixo vou citar alguns documentos solicitados.

doc para registro crc

Por fim, temos a certeza da importância da Carteira do CRC, ele é essencial para atuação e representa um grande marco na sua vida profissional, garantindo ética nos serviços e trazendo mérito aos serviços prestados.

Mas você que é estudante ou já se formou e pretende prestar  a prova do Exame de Suficiência, nós da Escola Contábil podemos te ajudar a se preparar para esse passo tão importante na sua vida!

Você já conhece a Escola Contábil?

A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.

Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.

Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.

Mas o que você encontrará na Escola Contábil:

  • Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
  • Curso completo de IRPF;
  • Tudo sobre MEI;
  • Empreendedorismo Contábil;
  • Curso Prático de HP-12C;
  • Perícia Contábil na prática;
  • Dicas de como se sair bem em entrevistas;
  • Contabilidade Pública do ZERO;
  • Rotinas Contábeis;
  • Rotinas Trabalhistas, incluindo eSocial;
  • Sped Fiscal;
  • Excel na prática;

E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.

Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.

Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.

Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.

Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!

Compartilhe esse conteúdo

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Assine agora a Escola Contábil e aprenda o que a faculdade não ensinou!

Torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estude com professores objetivos e atualizados! Tudo isso sem sair de casa!

© 2021 Escola Contábil. Todos os direitos reservados.