Escritório Contábil: Como iniciar do zero

escritorio contabil

Escritório Contábil: Como iniciar do zero

Ter o próprio escritório contábil é o principal sonho da maioria dos profissionais e principalmente daqueles já formados e aprovados no Exame de suficiência CFC

A contabilidade é extremamente importante para as empresas, visto que todas, exceto o Microempreendedor Individual, são obrigadas a ter um responsável contábil por ela.

O contador é visto como o braço direito de todo empreendedor, mas para isso o profissional contábil precisa estar sempre atualizado e entender todos os setores que englobam dentro de uma contabilidade.

Empreender no setor contábil exige muita disciplina, conhecimento, responsabilidade, ética, comprometimento e determinação, pois esse ramo é bastante complexo e desafiador.

Por esse motivo é muito comum ter dúvidas de: Como Iniciar o Escritório Contábil do Zero, por isso decidimos elaborar esse artigo com dicas para você tirar esse sonho do papel e se planejar. ApulSoft apQualizr2 Keygen

Vamos lá!

Etapas para Iniciar o Escritório Contábil do Zero

escritorio contabil

1- Concluir curso superior em Ciências Contábeis.

Antes de tudo, para montar o escritório contábil precisa ter o curso superior em ciências contábeis, que tem duração 8 semestres, ou seja, 4 (quatro) anos.

2- Obter o Registro do CRC

Após a conclusão da graduação em ciências contábeis é hora de se preparar para o Exame de Suficiência CFC.

Só depois da sua aprovação que poderá solicitar sua Carteira do CRC e oficialmente se tornar um contador.

Lembre-se: Só pode exercer a profissão depois que obter o Registro.

Agora é hora de começar a planejar e depois executar.

Todo projeto que foi planejado a chance de dar certo é maior do que aqueles que simplesmente começaram sem planejamento e organização.

3- Conhecimento técnico

Essa etapa é fundamental e irá determinar o rumo do seu escritório. Você precisa ser sincero com você mesmo e ter a certeza do seu conhecimento técnico para conseguir suprir todas as dúvidas dos clientes.

Logo de início podemos citar que o conhecimento que você obteve no período de quatros anos cursando ciências contábeis não será o suficiente para ter um escritório contábil.

A principio na maioria das vezes os futuros empresários do ramo contábil, já tem experiência e vivência dentro de contabilidade, assim conhece a rotina.

Mas geralmente trabalha apenas em um setor como: o fiscal, por exemplo.

Mas a contabilidade é formada por vários setores como: Legalização/ Societário, Contábil, Fiscal e Departamento Pessoal.

Sendo assim, é quase impossível ter vivência e dominar todos eles, portanto seu planejamento já começa nesse ponto. Como fará para suprir as demandas e dúvidas de outros setores? Bom o 1º passo é estudar e aprender pelo menos o básico de cada um.

Sabendo dessas informações é hora de desenvolver o plano de negócio.

4- Elaboração do plano de negócios

Constituir um escritório contábil, assim como qualquer outra empresa, precisa seguir um plano de negócios.

Sempre que algum empresário quer abrir uma empresa ele recorre ao contador para auxiliá-lo na elaboração do plano de negócios, portanto, nada como começar a treinar fazendo o próprio plano do seu escritório.

Mas você sabe quais os pontos principais que devem conter dentro de um plano de negócios? Vamos citar alguns, mas minha dica é: Realize várias pesquisas, se tiver dúvidas procure o Sebrae ou algum colega de profissão mais experiente que possa te auxiliar nesse processo.

5- Definir se você irá abrir o escritório sozinho ou terá sócio.

Depois de fazer a análise sobre seu conhecimento técnico, caso você não domine todos os setores, às vezes ter um sócio com o conhecimento em outra área diferente da sua pode ser uma boa opção.

Mas é preciso analisar todos os aspectos e definir se terá um sócio ou não.

6- O seu escritório irá atender apenas online? Terá espaço físico ou ambos?

É fato que nos últimos anos o mundo contábil está cada vez mais atuando na contabilidade online, onde a localização geográfica sua e do seu cliente não será problema jamais.

É muito importante definir se o seu escritório será apenas online ou se terá espaço físico e irá atender ambos.

Mas lembre-se que independente de qual seja sua decisão, invista MUITO em tecnologia, programas e sistemas de excelência, ofereça esses programas aos seus clientes.

7- Escolha seu público alvo

Aqui você pode escolher qual será seu público alvo, exemplo: Atender apenas empresas prestadoras de serviço, indústria, comércio, ou filtrar ainda mais como: atender prestadores de serviço na área médica.

Também você pode optar por atender todos os segmentos, afinal a maioria das contabilidades atuais trabalham dessa maneira.

Após escolher qual será o seu publico alvo, é hora de rever qual será o seu oceano azul, vamos lá!

8- Análise qual será o seu oceano azul

Você já definiu e traçou uma estratégia definindo qual será o seu oceano azul no mundo contábil?

Faça uma pesquisa, ouça os clientes e busque quais são as dores dos empresários em relação à falha da contabilidade e após essa analise você pode montar a sua estratégia e fazer a diferença nesse ponto.

Exemplo: Muitos empresários reclamam da falta de atendimento, ou demora em retornar alguma solicitação e até mesmo dúvidas.

Você pode criar uma estratégia diminuindo esse tempo de retorno ao cliente, pensar em algo que deixe a comunicação entre seu cliente, você e seu time mais rápida e próxima.

Claro que tudo isso exige muito trabalho, demanda tempo e estudos. Mas se você quer ter sucesso, se destacar e realmente fazer a diferença no universo contábil, então busque seu oceano azul.

Alguns devem estar se perguntando: O que é esse oceano azul? Para saber mais sobre a estratégia do oceano azul clique aqui.

9-Marketing e vendas

Sim. Exatamente isso, o marketing é fundamental principalmente em um mundo cada vez mais online, que as pessoas vivem conectadas as redes sócias. Por isso é indispensável que você não invista em marketing.

Contrate uma empresa especializada e tenho certeza  que irá ajudar bastante no processo de captação de clientes.

Seguindo o ditado: “Quem não é visto, não é lembrando”. Então permita que as pessoas te conheçam através do marketing digital.

Outro ponto tão importante quanto o marketing é a venda! Com certeza você precisa entender de venda e sobre gatilhos mentais, isso fará uma diferença enorme na conquista de novos clientes.

10- Seguro de responsabilidade civil

A contabilidade tem uma grande responsabilidade pelas empresas, afinal ela é um provedor de informações ao governo, sendo assim, ela realiza declarações mensais, semestrais, anuais, faz apuração de impostos e muito mais.

E tudo isso possui prazos a serem cumpridos, uma legislação a seguir  e muitos procedimentos geram multas e maioria das multas são altas.

Por esse motivo é fundamental que no seu planejamento de negócio seja incluso o valor do seguro de responsabilidade civil.

11-Contratação da consultoria

Outra questão extremamente importante é pesquisar um suporte de uma consultoria, ou seja, uma empresa especializada para sanar todas as suas dúvidas nos diversos segmentos enquadrados dentro da contabilidade, um local que informe as atualizações nas legislações.

Existem algumas plataformas que são pegas, mas vale muito o investimento como, por exemplo: Econet, IOB, Cenofisco e muito mais.

Pesquise e  veja o que elas oferecem, indico fortemente que realize a contratação, pois é fundamental ter uma consultoria.

12- Planejamento financeiro

Por fim, chegamos ao planejamento financeiro, aqui é hora de verificar todas as etapas anteriores do seu planejamento, somar o valor do orçamento e verificar qual será o valor de investimento inicial.

Mas lembre-se que não irá se limitar apenas isso. Pois precisa ter um valor de investimento inicial para compra de computadores, sistema, suporte e tudo o que pontuamos acima ou até mais.

Por isso é fundamental que a empresa possua um caixa reserva em caso de emergência.

Vamos deixar um vídeo completo que será de grande valia para você que vai montar o seu escritório contábil.

Podemos concluir que realmente não é tão simples constituir o escritório contábil, é complexo e exige realmente muito planejamento. Mas também não é impossível, se realmente esse é seu desejo, então corra atrás e busque por ele.

Pois a sua empresa será do tamanho que você sonhar, mais precisa acreditar e buscar para alcançar o sucesso.

Esperamos que esse artigo possa auxiliá-lo para iniciar o seu planejamento para a constituição do seu escritório contábil.

Se ficar alguma dúvida, comente abaixo que iremos responder.

Você já conhece a Escola Contábil?

A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.

Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.

Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.

Mas o que você encontrará na Escola Contábil:

  • Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
  • Curso completo de IRPF;
  • Tudo sobre MEI;
  • Empreendedorismo Contábil;
  • Curso Prático de HP-12C;
  • Perícia Contábil na prática;
  • Dicas de como se sair bem em entrevistas;
  • Contabilidade Pública do ZERO;
  • Rotinas Contábeis;
  • Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
  • Sped Fiscal;
  • Excel na prática;
  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Contabilidade Rural
  • SPED Fiscal, EFD Contribuições e REINF
  • Captação de Clientes

E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.

Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.

Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.

Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.

Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!

Compartilhe esse conteúdo

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Assine agora a Escola Contábil e aprenda o que a faculdade não ensinou!

Torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estude com professores objetivos e atualizados! Tudo isso sem sair de casa!

© 2021 Escola Contábil. Todos os direitos reservados.