Taxa Selic: Seu verdadeiro impacto

aumento Taxa Selic

Taxa Selic: Seu verdadeiro impacto

É comum sempre ouvirmos em jornais, rádios e ler notícias que falam sobre a taxa Selic, mas muitos não sabem o seu verdadeiro impacto na economia e no dia a dia.

A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros, ela afeta no dia a dia em várias formas, pois impacta direto na taxa de juros de empréstimos ou financiamentos, rentabilidade de investimento e até podemos dizer que ela avança ou retrai a economia do País.

O valor da taxa é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), a cada 45 dias, eles decidem se mantem a taxa, aumenta ou diminui.

O COPOM na sua última reunião em 22 de Setembro de 2021 aumentou pela 5º vez consecutiva à Taxa Selic, a decisão tem o intuito de controlar a inflação no país, ela passou de 5,25% para 6,25% ao ano.

Por isso é muito importante entender exatamente o que o aumento ou diminuição na taxa Selic pode causar no dia a dia empresarial, assim será possível evitar custos desnecessários.

Mas o que é exatamente a Taxa Selic?

A Taxa Selic é popularmente conhecida como taxa básica de juros, é um modo do controle de liquidez que o Banco Central usa para definir a quantidade de dinheiro na economia.

A Selic irá determinar os custos de empréstimos dos bancos com outras instituições e Banco Central.

Resumindo, quando há mais saídas de dinheiro do que entradas. Assim os bancos podem fechar negativo o dia, para que isso não ocorra, eles realizam empréstimos em outras financeiras ou Banco Central e a Selic é utilizada nessas operações.

Por conta desse aumento é normal que os bancos repassem para os empréstimos ou financiamento concedidos as pessoas jurídicas e físicas.

Existem dois conceitos de Taxa Selic que vamos comentar abaixo.

Taxa Selic Meta

A princípio a Selic Meta é a taxa estipulada pelo Copom, durantes as reuniões que ocorrem a cada 45 dias, ou seja, é a taxa que sempre é comentada nos meios de comunicação e que definem a taxa de juros da economia, influenciando nos valores aplicados em financiamentos, empréstimos ou outros tipos de crédito.

Taxa Selic Over

Diferente da Selic Meta a Over não se refere ao valor definido pelo Copom e sim o percentual real exatamente em que está em prática na economia e seu cálculo abrange várias variáveis.

Ela está ligada diretamente aos empréstimos que acontece entre bancos, já que no Brasil existe a regra que instituições bancárias são proibidas de fechar o dia com o caixa negativo. Sendo assim, os bancos solicitam empréstimos para outras instituições.

Resumindo a Selic Meta e a Over são próximas, uma definida pelo COPOM e outra é a taxa real de juros.

Agora você já sabe o que é a Taxa Selic e quais são os conceitos, vamos entender sua importância.

Qual a importância da Taxa Selic?

A Taxa Selic foi criada em 1979, quando a economia do país enfrentava um período de hiperinflação, seu intuito principal sempre foi no controle da inflação.

O Banco Central pode aumentar ou diminuir sempre analisando o cenário atual do país, então:

  • Quando o BC aumenta a Selic, ele tem o objetivo de desacelerar a economia, assim impedindo que a inflação fique elevada.
  • No entanto, quando ele diminui o valor da Selic, ele pretende estimular o consumo, sendo assim, aquecendo a economia.

Podemos dizer que a Taxa Selic, serve de referência para economia brasileira, ou seja, ela é um indicador de como está a inflação no país e sua real situação econômica.

Para entender mais acesse o Banco Central do Brasil.

Vamos ver como a Selic pode afetar o seu dinheiro.

Taxa Selic

Interferência da Selic no seu dinheiro

No decorrer do artigo já comentamos que a Taxa Selic afeta diretamente toda economia do país, sendo pessoas físicas, jurídicas, investidores e inclusive os investidores estrangeiros, vamos ver como:

Diminuição da Selic:

  • Ao diminuir a Taxa Selic o crédito ficará mais acessível, pois os bancos tendem a reduzir as taxas de juros;
  • E outro ponto é o aumento da inflação, ela volta a subir.

Aumento da Selic:

  • Quando a Taxa Selic aumenta os preços começam abaixar ou ficar estáveis, para controle da inflação;
  • Em relação aos juros de financiamentos, empréstimos, cheque especial, cartão de crédito e parcelamentos ficam mais altos.

A Selic também afeta diretamente os investimentos, vamos ver quais são eles.

Quais investimentos a Selic interfere?

É fato que a Taxa Selic influência diretamente a remuneração de diversos investimentos, e qualquer alteração no valor impacta a rentabilidade deles, que são:

  • Caderneta de poupança;
  • Investimentos de Renda Fixa;
  • E os títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic).

Por fim, é extremamente importante que a Taxa Selic seja acompanhada, para entender exatamente qual o momento atual da economia do país e pensar estrategicamente.

Você já conhece a Escola Contábil?

A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.

Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.

Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.

Mas o que você encontrará na Escola Contábil:

  • Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
  • Curso completo de IRPF;
  • Tudo sobre MEI;
  • Empreendedorismo Contábil;
  • Curso Prático de HP-12C;
  • Perícia Contábil na prática;
  • Dicas de como se sair bem em entrevistas;
  • Contabilidade Pública do ZERO;
  • Rotinas Contábeis;
  • Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
  • Sped Fiscal;
  • Excel na prática;
  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Contabilidade Rural
  • SPED Fiscal, EFD Contribuições e REINF
  • Captação de Clientes

E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.

Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.

Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.

Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.

Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!

Compartilhe esse conteúdo

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Assine agora a Escola Contábil e aprenda o que a faculdade não ensinou!

Torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estude com professores objetivos e atualizados! Tudo isso sem sair de casa!

© 2021 Escola Contábil. Todos os direitos reservados.