Simples Nacional: Termo de Exclusão 2021

Simples Nacional- Termo de exclusão

Simples Nacional: Termo de Exclusão 2021

No último dia 09 de Setembro, a Receita Federal começou a notificar as empresas optantes pelo Simples Nacional para regularizar pendências no prazo de 30 dias sob pena de exclusão.

A RFB envia sempre no mês de Setembro as notificações para devedores do Simples Nacional.

Especificamente em 2020 por conta da pandemia relacionada com a COVID 19 e seus impactos na economia as empresas não foram notificadas.

Como  regularizar as pendências e evitar a exclusão? A partir de quando tornará com efeitos a exclusão do Simples Nacional?

Decidimos fazer esse artigo para auxiliar você contribuinte a ficar em dia com a Receita Federal.

Termo de Exclusão do Simples Nacional

De acordo com o Simples Nacional, foram disponibilizadas aproximadamente 440.480 notificações no DTE-SN (Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional), os ADE (Atos Declaratórios Executivos), que notificaram as empresas optantes pelo simples Nacional que possuam débitos não previdenciários e previdenciários.

No TE (Termo de Exclusão) contém todas as pendências da empresa com a Receita Federal  e com a Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Os TE podem ser acessados pelo portal do Simples Nacional, pelo DTE-SN ou portal e- Cac no site da Receita Federal, através do certificado digital ou código de acesso.

Ciência do Termo de Exclusão

A Ciência do TE ocorre no momento da leitura, essa ciência é dada automaticamente. O Termo de Exclusão  tem dentro do prazo de (quarenta e cinco) dias contados da data da disponibilização do TE no Domicilio Tributário Eletrônico.

Porém se a ciência ocorreu em dia NÃO útil a ciência se dará no 1º dia útil seguinte da consulta.

Contudo caso a pessoa jurídica não dar ciência do TE dentro do prazo de 45 dias, contados da data da disponibilização, será efetuado automaticamente no 45º.

Vamos ver qual o prazo para regularização.

Prazo para regularização

Conforme orientação da RFB o contribuinte terá a contar da data de ciência do TE o prazo de 30 dias para regularização de todos os débitos indicados no ADE.

Portanto fique atento a caixa de mensagem no Domicílio Eletrônico e a data de ciência.

Agora vamos ver como regularizar os débitos.

Regularização dos débitos no Simples Nacional

O contribuinte optante do Simples Nacional que possui pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria tem o prazo contado de 30 dias após a ciência do termo de exclusão para regularizar.

Sendo assim, deve regularizar todo débito através do pagamento a vista, parcelamento ou compensação.

Acesse aqui e veja as orientações para regularizar as pendências.

Porém se o débito for da Procuradoria, acesse o site regularize da PGNF, verifique o débito inscrito em divida ativa, conforme descrito no termo de exclusão.

Após o contribuinte regularizar seus débitos dentro do prazo estipulado pela RFB, ela não será excluída do Simples Nacional, assim, o termo de exclusão se tornará sem efeito.

No entanto vamos ver o que acontece, caso não seja regularizado os débitos.

Termo de Exclusão Simples Nacional

O que acontece caso não haja regularização dos débitos?

Caso não sejam regularizados os débitos dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, 30 dias contados a partir da ciência do termo de exclusão, a empresa será excluída do Simples Nacional com efeitos a partir do dia 1º de Janeiro de 2022.

Vale lembrar que até 31 de Dezembro de 2021, a empresa continuará como optante pelo simples nacional, assim deverá continuar entregando suas obrigações e recolhendo os impostos de acordo com o regime.

Uma pergunta muito comum é em relação à solicitação para o Simples em Janeiro de 2022, vamos explicar.

Opção para o Simples Nacional

De acordo com a orientação da Receita Federal a empresa excluída pode solicitar a opção para o Simples em 2022. Não há impedimentos para solicitação, porém se os débitos não forem sanados, não será deferido pela RFB.

Conforme a Lei Complementar nº123/2006 uma das condições para a empresa ingressar ou continuar neste regime a Pessoa Jurídica não pode possuir débitos.

Para saber mais acesse Perguntas e Respostas- Exclusão por débitos 2021

Por fim, sugiro que você contribuinte verifique a situação fiscal da empresa e caso possua débitos, faça a regularização dentro do prazo estipulado, assim evitando problemas futuros.

Você já conhece a Escola Contábil?

A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.

Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.

Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.

Mas o que você encontrará na Escola Contábil:

  • Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
  • Curso completo de IRPF;
  • Tudo sobre MEI;
  • Empreendedorismo Contábil;
  • Curso Prático de HP-12C;
  • Perícia Contábil na prática;
  • Dicas de como se sair bem em entrevistas;
  • Contabilidade Pública do ZERO;
  • Rotinas Contábeis;
  • Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
  • Sped Fiscal;
  • Excel na prática;
  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Contabilidade Rural
  • SPED Fiscal, EFD Contribuições e REINF
  • Captação de Clientes

E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.

Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.

Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.

Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.

Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQU

Compartilhe esse conteúdo

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Assine agora a Escola Contábil e aprenda o que a faculdade não ensinou!

Torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estude com professores objetivos e atualizados! Tudo isso sem sair de casa!

© 2021 Escola Contábil. Todos os direitos reservados.