Receita Federal lança novo aplicativo para consulta de IR e CPF

app- rfb

Receita Federal lança novo aplicativo para consulta de IR e CPF

A Receita Federal, assim como as empresas esta investindo em tecnologia para deixar a maioria dos processos digitais e isso é maravilhoso ter como resolver e consultar processos na palma da mão e através de um único app que está disponível para IOS e android.

E pensando nisso, a RFB lançou no último dia 05 de outubro um novo aplicativo o “Receita Federal”, que você pode acessar e visualizar sua situação em diversos sistemas do órgão.

Através do novo aplicativo é possível consultar o CPF, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, acompanhar processos, verificar o eSocial, atividades econômicas e também realizar agendamentos para atendimento e verificar as unidades da Receita Federal próximo de você.

Como ter acesso aos serviços disponíveis?

Após baixar o aplicativo Receita Federal, você precisa realizar a autenticação por meio da conta Gov.br, de acordo com a RFB é o modo mais seguro conforme o nível de autenticação do usuário para acessar seus dados e processos.

O Intuito do aplicativo é reunir e facilitar os serviços disponíveis em apenas um único lugar, evitando que seja necessário acessar vários sites  ou até mesmo instalar vários aplicativos.

aplicativo- Receita Federal

Quais serviços disponíveis no aplicativo?

Conforme informação da RFB o aplicativo reúne serviços já disponíveis em outros app como:

• Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
  • e-Social Doméstico;
  •  Também e- Processo, Pedido eletrônico de restituição;
  • Ressarcimento ou Reembolso;
  • PerDcomp;
  • CAEPF (Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas);
  • Saga (Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento.

Vale lembrar que na primeira versão, ainda se faz necessário manter os outros aplicativos instalados para ter acesso algumas funcionalidades.

Mas a Receita Federal espera que até o final de 2022, todos os serviços dos principais aplicativos já estejam unificados no app Receita Federal.

Podemos concluir que esse avanço é maravilhoso, resolver tudo na palma da mão sem precisar se deslocar até a Receita Federal, ainda mais nos dias atuais com a agenda cheia de compromissos para cumprir, sempre que podemos otimizar algum processo já  ótimo!