Holding: tudo o que você precisa saber

holding

Holding: tudo o que você precisa saber

Sabemos que ser empreendedor é extremamente desafiador, para alcançar o crescimento da empresa de modo saudável é necessário muito planejamento e disciplina, pois o Brasil é o país com umas das maiores cargas tributárias do mundo.

Portanto a Holding pode ser uma boa alternativa. no Brasil esse tipo de empresa vem ganhando seu espaço. Os empresários tem investido na Holding para proteger seu patrimônio e ao mesmo tempo fortalecer sua empresa e simplificar o processo sucessório.

As Holdings são empresas que sua atividade principal é deter participação acionaria em uma ou mais empresas, através das ações de outras e também ela controla a administração e suas politicas.

As empresas que são controlas pela Holding são chamadas de subsidiárias.

Nesse artigo vamos abordar as principais características da Holding, quais os tipos existentes e qual sua função.

O que é Holding?

A Holding é uma sociedade gestora matriz, que possui participações societárias, exercendo o controle, proteção e segurança para outras empresas.

O seu principal objetivo é controlar e administrar uma ou mais empresas. Ela é uma sociedade com ações ordinárias, que concedem o direito de voto em outra companhia, podem ser constituídas também para monitorar o patrimônio individual e familiar de uma pessoa.

Vale lembrar que a Holding tem o poder de tomar decisões que determinam a gestão das demais organizações, pois ela é a sócia majoritária.

Agora vamos entender como ela funciona.

Como atua a Holding?

Conforme já comentamos acima a principal função da holding é controlar e gerir outras empresas, e elas podem ser diferentes tipos jurídicos e que exerçam atividades distintas umas das outras.

As Holdings podem ser do tipo de regime jurídico  LTDA (limitadas) ou S/A (Sociedades Anônimas), elas podem ter essa variação por conta das empresas que ela administra ou até pelas vantagens fiscais que cada regime possui.

Vale lembrar que elas são assistidas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), independente do regime jurídico que ela escolha.

O patrimônio da Holding é composto pelos lucros e dividendos  e ações das empresas que ela controla, ou seja, quanto maior o valor distribuído de dividendos maior será a receita dessas companhias.

No entanto existem vários tipos Holding vamos ver quais são eles.

holding

Quais são os tipos de empresa?

Atualmente existem diversos tipos de holding e elas podem ser pura ou mista e serão classificadas de acordo com as atividades exercidas.

  • Holding pura

É o tipo de empresa que sua participação se da apenas no capital social de outras empresas. Sendo assim, ela não realiza atividades econômicas, apenas exerce a função de controle em relação às empresas subordinadas a ela.

O tipo de receita enquadrada na holding pura é exclusivamente dos dividendos distribuídos pelas organizações, no Brasil é comum encontrarmos esse tipo, já que seu único objetivo é controlar as outras companhias.

  • Holding mista

Diferente da holding pura a mista além da receita ser por dividendos ela também utiliza a exploração da atividade empresarial para auferir lucros.

Contudo esse tipo de holding possui duas fontes de rendas, mas a principal dela sempre será por dividendos distribuídos.

  • Holding familiar

A holding familiar como o próprio nome já diz, o seu objetivo é controlar o patrimônio de pessoas físicas pertencentes à mesma família. Os membros passam a deter de participações societárias.

O seu intuito é proteger os ativos familiares já conquistados contra dívidas ou qualquer hipótese de perda do patrimônio. Outro ponto é reduzir a carga tributária na sucessão e planeja as regras de gestão para os sucessores.

A holding familiar também propicia a divisão do patrimônio em vida, assim evitando qualquer problema futuro e reduz os custos tributários.

  • Holding patrimonial

Ela administra os bens próprios como, por exemplo, imóveis, seu principal objetivo é simplificar a gestão e obter benefícios fiscais.

Assim ela facilita as famílias que possuem muitos bens a gerir melhor seu patrimônio de forma centralizada.

  • Holding de controle

É constituída para controlar as outras empresas, nesse caso a maioria é sócia majoritária das organizações e atuam na gestão.

Aqui no Brasil é comum ver esse tipo de holding nas empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores.

  • Holding de participação

Esse tipo de holding tem o objetivo nas participações minoritárias em uma série de companhias, geralmente a partir de compra de ações.

  • Holding administrativa

Seu intuito é garantir a eficiência no controle de uma ou mais empresas, ela atua direto nas decisões administrativa.

Agora que você já sabe o que é uma Holding e quais seus tipos, vamos saber seus benefícios.

Quais são os benefícios?

Constituir uma holding pode trazer algumas vantagens, que são:

  • Um meio mais seguro de proteger o patrimônio;
  • Facilita e organiza o gerenciamento da empresa;
  • Redução de custos;
  • Diminui conflitos entre os sócios e membros da família;
  • Fortalece a imagem da empresa.

Podemos concluir que a holding tem suas particularidades, mas vem ganhando destaque no Brasil.

Como qualquer outra empresa, precisa planejar analisar se realmente será benéfico e se adequa a situação atual da sua empresa ou familiar.

É essencial que busque ajuda de um profissional especialista no assunto para auxiliar no planejamento e na constituição.

Você já conhece a Escola Contábil?

A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.

Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.

Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.

Mas o que você encontrará na Escola Contábil:

  • Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
  • Curso completo de IRPF;
  • Tudo sobre MEI;
  • Empreendedorismo Contábil;
  • Curso Prático de HP-12C;
  • Perícia Contábil na prática;
  • Dicas de como se sair bem em entrevistas;
  • Contabilidade Pública do ZERO;
  • Rotinas Contábeis;
  • Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
  • Sped Fiscal;
  • Excel na prática;
  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Contabilidade Rural
  • SPED Fiscal, EFD Contribuições e REINF
  • Captação de Clientes

E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.

Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.

Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.

Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.

Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!

Compartilhe esse conteúdo

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer ficar por dentro das últimas novidades da área contábil?

Inscreva-se na nossa newsletter e tenha nossos conteúdos em primeira mão.

Assine agora a Escola Contábil e aprenda o que a faculdade não ensinou!

Torne-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Estude com professores objetivos e atualizados! Tudo isso sem sair de casa!

© 2021 Escola Contábil. Todos os direitos reservados.