Ecommerce: Tudo o que você precisa saber

E- commerce

Ecommerce: Tudo o que você precisa saber

Sabemos que a internet ganhou um destaque enorme nos dias de hoje e com isso a venda pela internet aumentou, principalmente no início da pandemia em 202, que praticamente fazíamos tudo através dela, inclusive compras.

Por isso o Ecommerce se tornou mais popular, um meio rápido e prático de compra e venda.

Você sabe o que é exatamente o Ecommerce e como ele funciona? Quais os tipos? E o que diferencia ele, das outras vendas realizadas pela internet?

Elaboramos esse artigo para esclarecer todas as suas dúvidas, continue a leitura.

O que é o Ecommerce?

O Ecommerce nada mais é que um modelo de Comércio eletrônico, que utiliza única e exclusivamente a internet para realizar sua venda/compra.

Resumindo, através desse novo tipo de comércio podemos comprar todos os produtos que temos no mundo físico, como por exemplo, em shopping.

Porém sua grande diferença é que a venda e compra é realizada pela internet, ou seja, até o pagamento é feito pela online.

Em alguns casos o empreendedor vende seus produtos em site de terceiros os famosos Marketplaces ou em outras plataformas, mas também para se caracterizar como Ecommerce é necessário que o consumidor efetue a compra e pagamento online e aguarde para receber sua nova aquisição na casa.

Como atua o Ecommerce?

Conforme já citamos acima o Ecommerce atua de maneira semelhante a loja física, porém seu diferencial é que o contato será todo virtual.

Podemos dividir o Ecommerce em quatro etapas, sendo elas:

• Anúncio dos produtos na internet;
  • Recebimento dos pedidos;
  • Processo de separação e preparo do pedido;
  • E por fim, o envio.

Se você esta pensando em iniciar o seu Ecommerce, veja as dicas abaixo.

Como iniciar o Ecommerce?

Como toda empresa antes de constituir necessita de um planejamento o Ecommerce não seria diferente, para isso separamos algumas dicas.

• Faça uma pesquisa no seu público alvo, qual tipo de nicho irá seguir e pesquise sobre o produto;
  • Por se tratar de um tipo de comércio online a identidade visual é fundamental;
  • Realize a constituição do CNPJ;
  • Verifique as plataformas de vendas, suas taxas, suporte e faça sua escolha;
  • Invista muito em marketing e fique atento aos resultados da sua empresa.

Vamos conferir quais serão os meios de pagamento.

Meios de pagamento no Ecommerce

Como já citado anteriormente para se caracterizar como Ecommerce, até o pagamento será necessário que seja realizado online.

Por esse motivo é fundamental que você ofereça todos os tipos de pagamentos possíveis para que o cliente fique satisfeito e finalize a compra, vou listar abaixo os meios mais comuns e utilizados:

• Boleto;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Transferência;
  • PIX.

Agora que já verificamos a melhor forma de concluir a compra, vamos falar de algo extremamente importante, a maneira que o produto será entregue.

Formas de entrega dos produtos

Quando compramos online por Ecommerce queremos que nossos produtos sejam entregues com excelência, igual uma loja física.

Então é fundamental pensar e analisar como será o envio dos seus produtos, pois a entrega irá impactar positivamente sua empresa ou dependendo você pode perder pontos.

As formas dos envios mais utilizados são:

• Melhor envio;
  • Correios;
  • Transportadoras;
  • Veículo próprio da empresa;
  • Entrega por motoboy.

Independente de qual será a sua escolha, lembre-se que a entrega é a peça chave final, então pesquise os menores prazos de envio, valor, qual o cuidado que a empresa contratada terá para enviar seu produto até cliente, sempre assegurando que a mercadoria será entregue com a maior excelência possível.

Como emitir nota fiscal no Ecommerce?

Bom, embora as vendas sejam exclusivamente pela internet, será necessário a emissão da nota fiscal eletrônica e para isso você pode contratar um software ou dependendo da plataforma aonde está a sua loja você pode utilizar o próprio emissor dela como por exemplo o mercado livre.

Mas também a empresa precisa ter a Inscrição Estadual e deverá ter o certificado digital.

Lembrando que a mercadoria deverá por lei ser acompanhada da sua nota fiscal eletrônica o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

Agora que já sabemos os todos os detalhes do Ecommerce, vamos comentar sobre os benefícios.

Benefícios do Ecommerce

O Ecommerce possui muitos benefícios entre eles a vantagem de ter uma loja virtual é que ela estará disponível para os consumidores 24 horas, e custo para manutenção é muito baixo em vista da comodidade oferecida.

Também através dela você consegue identificar o seu público alvo mais fácil e tudo isso você pode fazer através da sua casa.

Por fim, podemos concluir que o Ecommerce é uma ótima alternativa, mais precisa de planejamento, estudos e muita dedicação como qualquer outra empresa.

Vem ganhando muito destaque nos dias atuais e a tendência é que cada dia seja mais viável possuir uma empresa desse tipo.

Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre esse novo mundo do comércio eletrônico, mas caso ainda possua dúvidas, faça parte a Escola Contábil e esteja preparado!