Dia do Contador- 22 de Setembro

22/09 DIA DO CONTADOR

Dia do Contador- 22 de Setembro

Hoje dia 22 de setembro é comemorado o dia do contador, esse profissional é a chave essencial dentro de qualquer organização.

O contador de longe é apenas o guarda- livros ou aquele que escritura e faz apuração de impostos. Nos dias atuais ele é visto como o braço direito de todo empresário, considerado  estrategista, pois fornece e analisa relatórios importantes para tomada de decisão.

Mas você sabe quando começou a comemoração desse profissional extraordinário e essencial para toda empresa?

Vamos lá conferir!

Em 1945 o presidente da época Getúlio Vargas assinava o Decreto- lei nº7. 988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No entanto antes do decreto ser assinado em 1945, já havia cursos técnicos de contabilidade, mas nenhum possuía validade de ensino superior. Então através do decreto nº 7.988 autorizou o curso com duração de quatro anos.

E desde então passamos a comemorar o DIA DO CONTADOR em 22 de setembro!

DIA DO CONTADOR

Importância do Contador

O contador é o profissional extremamente importante dentro de uma empresa, pois ele elabora, fornece e analisa relatórios que impactam diretamente a gestão financeira, administrativa e jurídica da organização.

Ele é considerado não apenas como contador, mas sim como um estrategista e a chave principal dentro de toda organização. Esse profissional auxilia na comunicação, garantindo que todos os departamentos estejam alinhados.

Outra função do contador é ajudar a empresa alcançar suas metas dentro do prazo estabelecido e assegurar que o planejamento seja desenvolvido da melhor maneira possível.

Mas para você se tornar contador precisa seguir e cumprir alguns passos, vamos conferir!

Passo a passo para se tornar contador

Acima vimos à importância do contador para as empresas, visto que todas necessitam de um contador, exceto o MEI.

Mas até você de fato poder exercer a profissão e ser reconhecido como contador precisa passar por alguns processos, vamos conhecê-los abaixo:

1- Cursar ensino superior

A princípio o 1º passo para você que vai se tornar contador é ingressar na universidade e cursar Ciências Contábeis por quatro anos.

2- Exame de Suficiência CFC

O 2º passo, após concluir o ensino superior, é continuar se dedicando nos estudos e aprendizado para prestar a prova do CFC.

Para ser contador você precisa ser aprovado no exame e tirar a Carteira CRC, o principal objetivo da prova é garantir a excelência do serviço prestado pelo profissional, assegurando qualidade, ética e conhecimento.

Para isso podemos te ajudar, no CFC de A a Z você irá assistir aprender conteúdo focado no exame.

3- Educação Profissional Continua (EPC)

Depois que você é aprovado no Exame CFC, é só retirar sua carteira comprovando que está apto para exercer a profissão de contador.

Porém sabemos que essa área é muito desafiadora e todos os dias tem atualizações, mudanças, novas legislações e para isso o Conselho Regional de Contabilidade estabeleceu o EPC (Educação Profissional Continua).

Todo contador que possui o registro necessita cumprir 20 pontos anuais em cursos conforme determinado pelo CRC, para saber mais acesse aqui.

4- Decidir qual área irá atuar

A área de atuação para o contador é ampla, então chegou o momento de decidir e ou descobrir qual será a sua área de atuação.

Como por exemplo:

• Constituir escritório contábil;
  • Pericia Contábil;
  • Auditoria;
  • Controller;
  • Professor;
  • Consultor;
  • Profissional em órgãos públicos.

E muito mais, nada te impede de atuar em todas as áreas citadas acima.

Contudo o mais importante é que você sempre se mantenha atualizado, estudando, buscando conhecimento, pois esse será o seu diferencial.

Sempre ouvimos a pergunta: A contabilidade irá acabar?

Como citado acima, toda empresa é obrigada a possuir um contador, então podemos dizer que é pouco provável que isso aconteça.

A tecnologia veio para simplificar os processos, facilitando e ajudando a aproveitar melhor o nosso tempo.

O Contador do futuro é aquele que não se acomoda no hoje e busca sempre por conhecimentos, se aprimorar, ser melhor no que faz e entregar o seu trabalho com qualidade, ética e muita excelência.

Esse contador com certeza sempre terá o seu espaço no mercado, aquele que se limita apenas no operacional, não investe em tecnologia e no seu conhecimento, estará ameaçado.

Podemos concluir que para ser contador é imprescindível possua muito conhecimento, embora alguns imagem que essa profissão é apenas um trabalho cheio de burocracias e que se esconde atrás de muitas planilhas.

Porém sabemos qual a verdadeira importância e o valor do seu trabalho, por isso tenha plena certeza que sua profissão de contador é de grande valor e seu trabalho é essencial e indispensável para toda sociedade.

“Dentre as verdades, como afirmam Aristóteles e Averróis, as nossas matemáticas são as mais verdadeiras e estão no primeiro grau de certeza, e a estas seguem-se todas as demais ciências naturais.”
(Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade moderna)

Contador, parabéns pelo seu dia!

Você que é estudante ou contador e quer se manter atualizado, venha para Escola Contábil.