CPF será o único número de identificação: confira
Na última terça feira 28 de setembro, foi aprovado pelo Senado o Projeto de Lei nº 1.422/2019, que estabelece o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como o número único e suficiente, para identificação do cidadão brasileiro em todos os bancos e dados do poder público.
De acordo com o Senador Esperidião Amin, a numeração do CPF será ótimo, pois os cidadãos não terão mais que recordar outros números de diferentes documentos para base de dados e cadastros em diversos órgãos públicos e bancos.
A ideia é inovadora, pois ela irá interligar todas as informações do individuo com o Estado e com todas as suas manifestações.
Conforme proposta, o número de identificação de novos documentos, emitidos ou reemitidos por órgãos públicos ou por conselhos profissionais, será apenas a inscrição do CPF.
A proposta também altera a lei que instituiu o registro de identidade civil para estabelecer que os novos documentos do tipo, será com o número único o CPF.
Vale a pena lembrar que o projeto não elimina outras iniciativas de implementação de uma identidade nacional, nem invalida outros documentos de identificação.
O projeto determina apenas que a numeração dos novos documentos seja o mesmo do CPF. Os documentos até então emitidos continuam com a numeração original, mas podendo conter em seu corpo a numeração do CPF de acordo com Amin.
Conforme proposta o número do CPF deverá constar nos cadastros e documentos, entre eles são:
- Certidão de nascimento, casamento;
- Certidão de óbito;
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título de Eleitor;
- Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Certificado Militar;
- Documento nacional de identificação;
- Número de Identificação do Trabalhador.
Esta descrito no projeto que o Poder Executivo terá 90 dias, após a publicação da lei proposta, para regulamentar os pontos previstos no texto.
A proposta também determina o prazo de 12 meses para que os órgãos adequem os sistemas e procedimentos de atendimento a cidadãos, para adoção do CPF como número de identificação.
O Senador Esperidião Amim, também sugeriu que seja retirado o trecho da proposta que estabelece que estados e municípios não sejam obrigados aceitar o CPF como número único.
Importante ressaltar que o texto teve mudanças em relação ao que foi aprovado pela Câmera dos Deputados. E Por isso, a proposta volta a ser analisada pelos deputados e posteriormente, será analisada pelo Presidente da República.
Caso seja sancionada, a proposta não invalida a utilização de outros documentos.
Você já conhece a Escola Contábil?
A Escola Contábil chegou ao mercado para ser uma verdadeira solução para as lacunas deixadas pelas universidades na formação de profissionais.
Então, na Escola Contábil você encontrará desde cursos completos para Exame de Suficiência e Exame de Qualificação Técnica, como também dezenas de cursos voltados para a prática profissional.
Tudo isso por apenas R$ 49,90 por mês.
Mas o que você encontrará na Escola Contábil:
- Preparatório para Exame de Suficiência Curso para o Exame de Qualificação Técnica (Perito e Auditor);
- Curso completo de IRPF;
- Tudo sobre MEI;
- Empreendedorismo Contábil;
- Curso Prático de HP-12C;
- Perícia Contábil na prática;
- Dicas de como se sair bem em entrevistas;
- Contabilidade Pública do ZERO;
- Rotinas Contábeis;
- Rotinas Trabalhistas, incluindo E-Social;
- Sped Fiscal;
- Excel na prática;
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Contabilidade Rural
- SPED Fiscal, EFD Contribuições e REINF
- Captação de Clientes
E muito mais… Em outras palavras, a Escola Contábil é o que faltava para você se tornar de vez um profissional de excelência no mercado de trabalho.
Começamos a dar aula exclusivamente para o público contábil em 2019, e, nesse meio tempo, mais de 16.000 alunos de matricularam em nossas turmas.
Com tamanha repercussão, decidimos unir tudo em um único lugar, criando a Escola Contábil, cuja finalidade é, acima de tudo, privilegiar o aprimoramento de nossos alunos.
Definitivamente, pelo que entrega, este curso tem um valor quase que módico.
Enfim, gostou? Então conheça um pouco mais CLICANDO AQUI!