Contabilidade para Infoprodutores

contabilidade para infoprodutor

Contabilidade para Infoprodutores

A internet nos dias atuais se tornou uma oportunidade prática e favorável para se ganhar dinheiro e muitas pessoas estão investindo nessa nova modalidade.

Com isso surgiram plataformas educacionais, e-book e até canal de aulas no Youtube, são modelos novos e inovadores de oferecer ótimos conteúdos aos usuários da internet, sendo eles conhecidos como Infoprodutores.

Nesse artigo vamos abordar o que são os Infoprodutores, suas vantagens e a contabilidade para esse tipo de contribuinte.

Infoprodutor, o que é?

Como o próprio nome já diz, são produtores de informações e ou produtos digitais, que são disponibilizados na internet gratuitamente ou pagas através de plataformas, como por exemplo, a Hotmart, Monetize e Eduzz.

Sendo assim, o infoprodutor é quem desenvolve os produtos e distribuem ou vendem através da internet.

Podemos dizer que esses produtos na maioria das vezes são voltados na área de educação online, como por exemplo: o Curso CRC de A a Z ou aula que ensinem tocar instrumentos musicais e vários outros.

Abaixo vamos citar alguns tipos de infoprodutos.

Exemplos de Infoprodutos

Vamos citar alguns exemplos de infoprodutos no mercado.

1. Vídeo aulas;
  2. Ebook;
  3. Podcasts;
  4. Screencasts.

Vamos entender a diferença de infoprodutor e afiliados.

Qual a diferença entre infoprodutor e afiliados?

Podemos dizer que basicamente existem duas classificações de agentes na área de infoprodutos, os chamados:

• Infoprodutor: São os que criam os infoprodutos, ou seja, os que geram o conteúdo.
  • Afiliados: São os que aliam aos infoprodutores, aqueles que divulgam os produtos e ganham uma porcentagem pela venda do curso.

Até aqui você já sabe o que é um infoprodutor e infoprodutos, vamos comentar sobre a contabilidade para esse público em especifico.

Infoprodutor

Contabilidade para Infoprodutor

É fato que o mercado digital é favorável, porém a maioria desses infoprodutores, muitas vezes não sabem como a contabilidade pode agregar para que seu negócio seja próspero.

Com toda certeza podemos dizer que a contabilidade para infoprodutor é diferente dos procedimentos habituais e corriqueiros que utilizamos para as demais empresas.

Uma vez que a tributação dos infoprodutos é originada nas vendas realizadas através da internet. Outra questão é em relação aos tributos pagos pelos afiliados, como citado acima esses dependem de comissões recebidas pelas vendas efetuadas.

Nesse mesmo sentido, os documentos fiscais possuem suas particularidades que necessitam ser analisadas com muita calma e prudência a fim de evitar problemas com o fisco.

A contabilidade irá auxiliar na decisão do regime tributário mais vantajoso, que uma vez definido irá impactar diretamente na apuração dos impostos como ICMS, PIS e COFINS, mas vamos detalhar a diferença mais abaixo.

Tributos para Infoprodutores

Os impostos do infoprodutor serão calculados sobre as vendas realizadas, porém um detalhe muito importante é que na nota fiscal precisa conter todas as despesas, vale ressaltar que a plataforma e os afiliados também entram.

Podemos citar que a tributação é um pouco diferenciada, começando pelos E-books, esses por sua vez possuem imunidade tributária, ou seja, não paga impostos sobre a venda dos E-books, mas isso irá depender do regime tributário escolhido pela empresa.

A princípio as empresas optantes pelo Simples Nacional, apenas o ICMS é zerado, porém deverá recolher o PIS e COFINS normalmente.

Já no Regime de Apuração Lucro Presumido será tributado pela alíquota zero.

Contudo outros tipos de infoprodutos serão tributados normalmente, até mesmo se  dentro do seu pacote de curso contém um e-book ele também será tributado normal conforme o restante.

Qual a importância da contabilidade para os infoprodutores

A contabilidade irá auxiliar desde o início, verificar qual o melhor regime tributário, abertura da empresa, orientação para emissão de nota fiscal, ou seja, agir conforme a lei vigente e pagar o imposto adequado, evitando recolhimento maior.

Por fim, podemos concluir que a contabilidade para infoprodutores tem suas particularidades, por isso é fundamental contar com ajuda de um profissional especializado nesse ramo que possua conhecimento na legislação, assim irá contribuir positivamente com a empresa.