CNAE: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto

CNAE

CNAE: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto

Quando o empresário tem a intenção de constituir sua empresa, ele geralmente já tem em mente a atividade que vai exercer e também muitas vezes já pensa em qual regime tributário quer se enquadrar.

Mas o que a maioria não sabe é que a sua atividade é definida pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e ele tem impacto direto na escolha do regime de tributação, ou seja, algumas atividades são impedidas de ingressar no simples nacional, por exemplo.

Sendo assim, é muito importante que você saiba tudo sobre CNAE: o que é? Para que serve? Qual a sua importância? E muito mais, por isso, te convido a continuar a leitura desse artigo e aprender tudo o que precisa saber sobre ele. Adobe InDesign Crack

Vamos lá!

CNAE

O que é o CNAE?

O CNAE é a Classificação Nacional de Atividade Econômica, ele determina a atividade que será exercida pela empresa, além disso, através dele é possível identificar qual regime de tributação será a melhor escolha ou até se está impedido de ingressar no Simples Nacional.

Outro ponto importante, através dele também conseguimos identificar as empresas privadas, públicas, organizações sem fins lucrativos e profissionais autônomos.

O CNAE é representado por sete dígitos e ele é regulamentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística), todas as empresas precisam ter um CNAE vinculado ao CNPJ.

Até aqui você já sabe o que é CNAE, mas vamos entender qual a sua importância.

Qual a importância do CNAE?

Como já citamos acima, o CNAE determina a atividade que a empresa irá executar e qual regime de tributação ela pode se enquadrar, além disso, ele também facilita a fiscalização do governo.

É muito importante que no momento da constituição da empresa o CNAE seja escolhido corretamente, pois ele irá determinar os impostos que devem ser recolhidos, já que ele impacta diretamente na escolha do regime de tributação e também verificar se é possível obter a desoneração da folha de pagamento que está vigente até dezembro de 2021.

Vale lembrar que você pode ter vários CNAE, porém apenas um principal, que será a atividade pela qual você irá faturar mais, outro detalhe, não são todos os CNAE’s podem se enquadrar do no Simples Nacional, e caso tenham permissão eles podem variar de anexos, consequentemente cada anexo terá sua alíquota diferente.

Você já sabe o que é o CNAE e qual a sua importância, sendo assim, vamos ver como escolher o CNAE certo para sua empresa.

A escolha do CNAE correto

Como já citado no decorrer do artigo a escolha do CNAE correto é extremante importante, por isso minha dica é: Busque ajuda de um profissional qualificado e juntos vocês conseguem definir o melhor CNAE para sua empresa.

Visto que  o profissional possui o conhecimento tributário, e irá montar um plano de negócios antes de efetuar a constituição da sua empresa, onde irá determinar sua atividade principal  as secundárias e junto a escolha do regime de tributação de acordo com a atividade exercida e depois qual será o melhor para sua empresa.

Agora vamos entender o que acontece se escolher o CNAE incorreto

Quando ocorre a escolha do CNAE incorreto a empresa pode ser fiscalizada e multada, recolher o imposto errado e muitas vezes pagar até mais do que deveria.

O CNAE impacta diretamente na sua empresa, visto que ele determina também o tipo de nota fiscal que será emitida, de venda ou serviço.

Portanto a escolha do CNAE precisa ser realizada com muita cautela e, além disso, é imprescindível o conheço técnico.

Mas caso necessário pode alterar e incluir o CNAE na empresa, vamos comentar abaixo.

Posso alterar ou incluir o CNAE na empresa?

Sim. Pode alterar incluir e excluir o CNAE na empresa caso seja necessário.

Mas lembre- se a alteração pode aumentar diminuir a carga tributária da empresa, desenquadrar do Simples Nacional ou mudar o anexo.

Você sabe consultar o CNAE na prática? Vamos lá para um passo a passo.

Passo a passo para consultar

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas possui uma sequencia de 7 números, que são:  combinação de seção, divisões, grupos, classes e subclasses.

São divididas da seguinte maneira:
  • seções: total de 21 e correspondem ao primeiro número do CNAE;
  • divisões: total de 87 e correspondem ao segundo número do CNAE;
  • grupos: total de 285 e correspondem ao terceiro número do CNAE;
  • classes: total de 672 e correspondem ao quarto número do CNAE e ao dígito verificador;
  • subclasses: total de 1.318 e correspondem aos dois últimos números do CNAE após o dígito verificador.

Agora que você já sabe a estrutura da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, vamos ao site pesquisar.

Como citado no inicio do artigo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas é regulamentado pelo IBGE, portanto para consulta-lo é só acessar o site do Concla.

concla

Basta clicar em Busca online CNAE

Busca online

Nessa parte você pode realizar a busca através das atividade o estrutura do CNAE.

estrutura

Basta escolher a seção e abrir:  a divisão, grupo e classe, conforme abaixo:

seção Q

Podemos concluir, que a escolha da Classificação Nacional de Atividades Econômicas é imprescindível que seja realizada corretamente, pois ela irá impactar diretamente na empresa, por isso busque ajuda de um profissional para auxilia-lo.