A Importância da Contabilidade Estratégica

Contabilidade estratégica

A Importância da Contabilidade Estratégica

Por muitos anos a contabilidade foi conhecida como guarda- livros e geradora de impostos a pagar.

Porém nos dias atuais, essa visão já não existe mais. Os empresários reconhecem a importância da parceria entre contabilidade e empresa.

É fundamental que o setor contábil seja estratégico, para que a empresa alcance seus objetivos de maneira segura e eficaz.

A contabilidade auxilia na tomada de decisão, estratégia financeira, planejamento tributário, gestão de negócios e muito mais.

Pois o gestor que encara os desafios dos seus negócios com uma base contábil estratégica e sólida, passa a ter maior vantagem competitiva sobre sua concorrência.

O intuito desse artigo é explicar o conceito da contabilidade estratégica e qual a importância para uma boa administração.

Vamos lá!

Gestão na contabilidade

A contabilidade tem o intuito em coletar, registar e estudar as informações relacionadas às finanças e patrimônio da empresa. Ela é a consolidação das informações de todos os departamentos sendo eles:

• Fiscal/ tributário;
  • Trabalhista/ pessoal;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Vendas.

Contabilidade estratégica

E por esse motivo é uma peça essencial dentro da empresa para tomada de decisão.

Com a evolução e automatização dos sistemas para a área contábil, a consolidação se tornou mais rápida, segura e eficaz visto que pode realizar a importação das informações necessárias para gerar os relatórios e demonstrações contábeis como:

• Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Escrituração de notas fiscais;
  • Emissão de guias de impostos e contribuições a recolher.

Através dos relatórios e demonstrações contábeis podemos analisar a saúde financeira da empresa, traçar uma estratégica, prospectar novos clientes e aumentar seu potencial em relação à concorrência.

Só por esses motivos citados acima já percebemos como a contabilidade é essencial para sobrevivência da empresa, no entanto vamos entender mais sobre a gestão estratégica.

A Contabilidade Estratégica

A contabilidade estratégica tem o intuito de aprimorar a gestão da contabilidade, dessa forma, fornecendo informações mais rápidas para que os administradores tomem decisões mais assertivas.

Ao analisar os relatórios gerados com dados concretos é possível identificar o quanto a empresa lucrou, detectar onde a empresa está gastando muito e a partir dessa informação pode fazer provisões e traçar metas para o próximo período, visando sempre à saúde financeira da empresa.

Mas não se engane para ter a visão estratégica de uma organização é essencial saber o modelo de negócios da empresa e não apenas possuir os dados da contabilidade como um instrumento de apuração de impostos e guias, devemos unir as duas informações.

Primeiramente para elaboração das estratégias serão necessários coletar algumas informações importantes como:

• Conhecer sua concorrência;
  • Estruturar os custos;
  • Verificar se a precificação das mercadorias;
  • Traçar estratégia de custos, pessoal e financeira da empresa;

Vamos entender quais são seus objetivos

Objetivos da Contabilidade Estratégica

O principal objetivo da contabilidade é aperfeiçoar o desenvolvimento da empresa, visando que ela seja destaque em seu ramo de atividade, ela irá auxiliar:

• Desenvolvimento de estratégias e traçar planos econômicos;
  • Auxiliando na comunicação efetiva em todos os setores envolvidos sobre a estratégia desenvolvida;
  • Irá ajudar no controle de todas as etapas desenvolvidas no planejamento.

Por fim, a contabilidade estratégica irá auxiliar todos os departamentos a trabalharem de maneira alinhada, diminuindo falha de comunicação e assim garantindo que a empresa alcance seus objetivos.

Por esse motivo, é fundamental a empresa ter a contabilidade estratégica ao seu lado e para isso precisamos sempre nos manter atualizados.

Se você ficou interessado em aprender tudo sobre a contabilidade estratégica venha para Escola Contábil.